Diversos estudos realizados por consultorias, escritórios de investimentos, gestoras de recursos e entidades acadêmicas alinham-se para um “consenso técnico”: a coisa mais importante para o retorno de uma carteira de investimentos no longo prazo é a estratégia de alocação de ativos.
O Asset Allocation é uma estratégia em que você define onde alocar os recursos, buscando a diversificação dos seus investimentos em diferentes classes, produtos e ativos.
Classes de ativos descorrelacionadas oferecem uma relação de retorno ajustado por risco mais inteligente, algo considerado fundamental para o investidor comum.
Um dos estudos que corroboram isso é o estudo realizado pela Vanguard (uma das maiores gestoras de recursos e investimentos do planeta) – Principles for Investing Success (2020), onde fica evidente o entendimento de que a estratégia de alocação de ativos é a grande responsável por mais de 90% do retorno de uma carteira de investimentos de um investidor comum no longo prazo.
Outros fatores por vezes julgados como mais relevantes por investidores iniciantes como a assertividade ao selecionar os melhores ativos e o market timing (busca do melhor momento de negociação) representam apenas 8,9% do sucesso do investidor.
A alocação de ativos é uma das estratégias mais importantes que as pessoas podem seguir na gestão de suas carteiras.
Por isso, concentre sua energia na formatação da sua alocação de ativos e mantenha aportes regulares.
Essa é, de fato, a coisa mais importante para qualquer investidor.