O objetivo desse artigo é mostrar como as notícias (que alguns chamam de ruídos), sejam elas através de jornais, sites de notícias ou redes sociais, podem ser ruins para você como investidor.
Existem alguns perigos que podem impactar suas decisões sobre investimentos, o que normalmente leva a prejuízos.
Esses perigos surgem por conta da falta de entendimento sobre as diferenças entre dados, informações e opiniões.
Precisamos ter o discernimento sobre um fato, as notícias que as pessoas produzem sobre esses fatos e as opiniões sobre esses fatos.
Nos dias de hoje, informações e opiniões se misturam nas notícias e isso traz uma confusão extremamente perigosa, principalmente no mundo dos investimentos.
E quando temos fatos que contradizem essas opiniões muitos preferem produzir notícias em cima de opiniões do que dos fatos.
E nesse sentido, a situação tem se agravado nos últimos tempos.
As pessoas não sabem onde encontrar e, até mesmo, interpretar os dados direto nas fontes. Muitas vezes as notícias que circulam sobre economia e investimentos são parciais, incompletas e carregadas de opiniões de quem as produziu.
E ainda temos aqueles que preferem seguir as dicas dos influencers do que utilizar os dados das empresas para suas tomadas de decisões.
Quando nos deparamos com as opiniões, precisamos ter conhecimentos suficientes que nos permitam avaliar essas opiniões e filtrar aquelas que realmente possuem algum valor para nós como investidores.
Por isso, busque o conhecimento e somente utilize os dados oficias das empresas para avaliar e tomar suas decisões de investimentos.
Mas, saiba que de nada adianta ter conhecimento técnico se você não controla suas emoções.
Se você fica nervoso com notícias (ruídos) e olha o Homebroker da sua corretora o tempo todo, reveja sua estratégia e busque entender se sua carteira de investimento está realmente de acordo com seu perfil.
Tenha uma estratégia clara de investimento, pois a partir dela você saberá exatamente o que fazer.